sábado, 27 de dezembro de 2014

Domina-te a ti mesmo.


Como dominar aquilo que nos domina? 
Diversas vezes na vida nos deparamos com esse dilema pois encontramos algo que monopoliza a nossa vida. Pode ser um medo, uma paixão ou mesmo uma aversão. 

Geralmente é algo carregado de sentimento com uma origem em uma área de penumbra de nossa alma. Não completamente na luz e não completamente na sombra. Não a entendemos completamente, nem suas origens são completamente obscuras para nós.

É como a pessoa que tem medo de voar e que nem o estatístico mais habilidoso, munido dos últimos dados de segurança de vôo vai conseguir prover uma viagem tranquila pois, lá naquele canto escuro, uma voz sussurra: "não é seguro. Você não foi feito pra voar"

Ou quem passa a vida toda atrás de um amor que a torna infeliz. Como um exemplo vivo da pessoa fascinada por aquilo que irá, em última instância, a destruir.

Ou quem evita situações e pessoas por conta de um sentimento super presente e sólido mesmo sendo só uma ilusão descolada da realidade.

Tem também quem busca freneticamente dinheiro e poder e a busca o envolve tanto que ele nem percebe que já chegou ao destino. Se comportando como se o dinheiro o possuísse e não vice versa. 

O passo definitivo para dominar aquilo que te domina é se perguntar qual o lugar que aquilo ocupa na sua vida hoje e principalmente qual o lugar que deveria ocupar.

Se a resposta a essas perguntas não for igual ou semelhante o próximo passo é corrigir o rumo. 

Não é fácil, eu sei, mas tampouco impossível. E a pessoa chave nesse processo é você. Não tem nada a ver com a família, amigos ou o pessoal do trabalho. Eles por mais que tenham boa intenção não pensam ou sentem como você. E aí como diria o bardo é que está a questão.  
                                  
Identifique os gatilhos emocionais que te fazem reagir de uma forma diferente da que desejaria e se pergunte o que você pode fazer pra resolvê-los. 

A guerra será ganha ou perdida dentro da sua cabeça antes disso acontecer na vida real. 

Ganhe controle emocional da sua vida e seja realista: você ainda estará mudando e se um deslize ou outro acontecer é parte do jogo. Ao mesmo tempo não seja muito condescendente com os comportamentos que deseja mudar ou não sairá do lugar.

Acredite que a vida te reserva vôos maiores a frente do que aqueles que já aconteceram. Isso pode ser verdade independente de você ter 8 ou 80 anos.

Experimente o diferente. Domine o que te domina.

Há um mundo incrível lá fora.

Saia e vá descobrí-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário