terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Momento de Decisão




Em alguns momentos a vida nos chama a decidir algo não trivial. Algo que terá impacto por um bom tempo em nossas vidas. Nesse momento avaliamos a situação sob vários aspectos que para simplificar separamos como o ponto de vista racional e o emocional.

Quando os dois pontos de vista apontam na mesma direção independente da decisão levar a um caminho bom ou não o coração e a mente ficam em paz. Não há angústia envolvida. Quando não estão alinhados ocorre uma batalha interna que não raramente dura meses e é cheia de idas e vindas.

Quando se decide puramente pela razão corre-se o risco de transformar a vida naquela sopinha da vovó. Nutritiva, conhecida às vezes até saborosa, mas sem aquele componente que traz cor a vida e transforma algo satisfatório em inesquecível. É lógico, previsível e sem sal. A cabeça diz: "vai em frente", mas o pé não obedece. E ao invés de correr titubeia se move em passos curtos e cautelosos.

Já quando a emoção domina a vontade é de sair correndo de se jogar e se entregar a esse turbilhão de sentimentos de seguir cegamente mesmo que rumo ao desastre. Somos invencíveis. Podemos tudo. Não há limites. Mas depois de alguns (muitos) passos rumo ao abismo o lado racional freia a emoção e volta o sentimento pendular que arrefece o impulso e impulsiona a dúvida.

É um quadro de Van Gogh colorido, forte, pulsante é a vida como deveria ser. Mas pura emoção sem a razão não se sustenta. As forças internas desse tufão não permitem que se construa nada permanente. Cai de repente como um castelo de cartas.

No momento de decidir por qual caminho seguir lembre-se que ele tem que ter um pouco de cada. Tem que ter a visão de um objetivo que valha a pena, tem que construir algo, ter legado e tem que ter um lado lúdico, tem que ter sonho, tem que trazer a expectativa da grandeza, tem que nos levar a transcender e não morrer de realidade.

E não importa como você vai decidir só tenha em mente que a vida é dinâmica e que uma encruzilhada leva a outra e os caminhos se sucedem mas os momentos e decisões não se repetem.

Decida com seus recursos, suas dúvidas e sua sabedoria e esqueça o caminho que ficou pra trás.

A vida perdoa tomar um caminho errado. Conseguimos nos recuperar disso. Ela só não perdoa ficar parado olhando a bifurcação.

Mexa-Se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário