terça-feira, 4 de novembro de 2014

In Vino Veritas


Às vezes toma tempo para aquilo que existe dentro de nós aflorar. 

Como no vinho o tempo precisa transmutar o açúcar em álcool para que um simples suco de uva possa se transformar em algo mais interessante, isso também acontece com as pessoas.

Uma personalidade, muitas vezes, precisa passar pelos traumas da vida para deixar de ser comum e se tornar formidável. É preciso paciência para poder apreciar o melhor. Pode-se ver isso em diversos lugares.

Mas, para que isso aconteça, dentro daquela pessoa deve existir algo passível de transformação. Assim como não é possível ter álcool sem o açúcar, não é possível ser alguém cativante sem uma essência e conteúdo que assim permitam.

É claro que as pessoas realmente interessadas podem ganhar conhecimento durante a vida, assim como se pode acrescentar açúcar ao suco de uva. Mas se você não tiver na sua mistura o necessário para aproveitá-lo poderá ser um bom vinho, mas nunca um excepcional.

Cuide para que o seu eu seja sempre valoroso  que não fique amargo com as ocorrências da vida. Pois o tempo pode ser cruel e degradar a sua alma. Lembre-se que o melhor vinho pode virar vinagre se não for devidamente cuidado.

Cuide do seu espírito observe o mundo e as pessoas a sua volta. Você vai encontrar personalidades diferentes no seu trajeto e você poderá oferecer coisas diferentes a cada uma delas assim como elas poderão oferecer a você.

Lembre-se de que as pessoas como os vinhos têm diferentes tempos de maturação. 

Tem algumas que são como a uva. Devem ser cuidadas e estão no início. Precisam de suporte. Ajude e as oriente assim como os cachos tiveram a ajuda da parreira para crescer.

Existem as que são como o suco de uva. Ajude-as a amadurecer lembrando que estão em um momento de muita doçura. Valorize essa doçura.

Então temos os vinhos. Ajude nesse processo de aprimoramento natural nessa fase onde atingem o auge e podem trazer alegria, felicidade e alívio para nossa caminhada.

Experimente lembrando-se de que existem tipos mais suaves outros mais secos, e de que é importante harmonizar cada tipo de vinho com o momento e ambiente ideal. Aproveite para degustar com sabedoria.

Finalmente você pode encontrar pessoas na fase do vinagre. Respeite toda a história pela qual ela passou. Afinal ela já esteve em todos os estágios anteriores e carrega, dentro de si, muito. O muito que pode ainda dar tempero especial para sua vida.

Compartilhe a sua vida com os que te cercam. Explore os tipos e combinações sem julgamentos e sem preconceitos.

Independente de se vai sorver aos poucos ou virar tudo de uma vez, fica um último conselho:

Aproveite cada gole!!!!

Um comentário:

  1. João... gostei muito do texto, fala também da evolução, dos estágios, pelos quais todos nós estamos sujeitos a passar. Houve uma progressão na história e também uma lógica bastante coerente na perspectiva da comparação do vinho com o ser vivente, parabéns! Beijos, Clau.

    ResponderExcluir